sábado, 7 de novembro de 2015

SUGESTÕES DE LEITURAS PARA O TRABALHO COM AS QUESTÕES DE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL, DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS E VIOLÊNCIAS SEXUAIS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A literatura voltada para a criança e adolescentes deve ter uma linguagem adequada para atender a este público, fazendo com que estimule o prazer em ler, proporcionando ainda o enriquecimento de seus conhecimentos e a capacidade de fazerem as suas própria leituras de mundo, servindo também como puro deleite, entretenimento e prazer, promovendo ainda a  imaginação e a abstração.  
Assim sendo não deve ser algo simplista, que não tenha significado nenhum para o/a leitor/a subestimando sua capacidade intelectual, deve se afastar ainda do tom moralizador, pois desta forma poderá causar desprezo e repulsa da criança ou adolescente pela leitura da obra, enquanto o real objetivo da leitura deve ser de agradar ao mais variados gostos e capacidades intelectuais das crianças e adolescentes.
Assim sendo a/a educador/a pode e deve abordar e problematizar através de leituras, com conteúdos e assuntos adequados as questões de gênero, diversidade sexual, direitos sexuais e reprodutivos e violências sexuais contra crianças e adolescentes, para isso seguem algumas sugestões de leituras que podem ser utilizadas em sala na abordagem e trabalho com essas temáticas.

Referência
OLIVEIRA, Ana Arlina de; SPINDOLA, Arilma de Almeida. Linguagem na Educação Infantil III. Literatura Infantil. Cuiabá: Edufmt, 2008. 

     











Para ver mais clique no link abaixo.































Nenhum comentário:

Postar um comentário