quinta-feira, 20 de agosto de 2015

OFICINAS ESCOLA ESTADUAL AZARIAS RIBEIRO

Elizabeth Ap. Alves
Melissa Cristiane Pereira

I Oficina 09/04/2015

Turma: 4º ano
Idade: 9 a 10 anos
Escola: Escola Estadual Azarias Ribeiro
Objetivos: Identificar as questões de gênero e seus estereótipos
Materiais Utilizados: “Menino Brinca de Boneca?” – Marcos Ribeiro.
Dinâmica: Leitura do livro “Menino Brinca de Boneca?” – Marcos Ribeiro.
Atividade: Escrever por que é bom ser menina e o por que é bom ser menino.




M começou a mediar oficina, com a leitura do livro “Menino brinca de boneca?” e pediu para que
eles e elas sentassem em roda. E perguntou: - Vocês acham que menino brinca de boneca?
C: Não...a maioria respondeu!
M: - Não? Tem certeza? Por que vocês  acham que não?
C: - Menina brinca de boneca e menino de carrinho.
M: - Vamos prestar atenção na história e descobrir?
As crianças ficaram bem atentas e prestaram bastante atenção.
PH: - As meninas tem medo de bichos, quando veem um bicho saem gritando. Os meninos não tem medo de bicho.
R: Credo!
N: Gostei da última parte da história, quando os meninos estão sujos.
R: Menina suja é porca! Menino brinca de boneca e menina pode brincar de carrinho.
V: Gostei da segunda parte do livro. Tem meninos medrosos também.
J: Meninos são diferentes das meninas no corpo. Os meninos tem bigode, tem pênis e as meninas vagina.
W: Os meninos tem pelos no pênis. (risos)
RA: Menina não tem pelo na vagina. Eu não tenho. Você tem? dirigiu se as mediadoras E e M.
M: - Sim nós temos pelos na vagina por isso somos adultas e você quando for adulta também vai ter (risos).
RA: vocês raspam?
E: sim, quem quiser pode depilar e raspar, como os homens com a barba, alguns gostam dela grande outros fazem a barba, vai do gosto da pessoa.
R: - Os meus já estão começando a crescer.
W: - Eu só gostei da parte da história onde os personagens estão pelados.
L:- Mulheres também podem jogar futebol, vôlei e praticar todos os esportes.
R: - Gostei da parte do livro azul porque somos homens. Menino não brinca de boneca. Se eu ganhar uma boneca dou uma bicuda nela!”
JP: - Por que não inventa a história da menina que ganhou um carrinho?


Relatos da mediadora M:
 Como moderadora da oficina percebi que assim como nas outras oficinas as crianças  ficaram vidradas na história. Na hora da leitura mostro as figuras e problematizo com elas, por exemplo: - Vocês acham que homem tem medo de barata?  E meninas podem ser fortes? E os meninos podem ser fracos? E assim por diante.
Expliquei que elas iriam receber uma folha, traçar uma linha no meio da folha e de um lado iriam colocar: O por que é bom ser menino? E o por que é bom ser menina?
C: Fez a linha do centro e desmanchou várias vezes; sempre fala que não consegue fazer nada e sempre pede para os colegas o ajudarem;
R: No primeiro momento disse que não ia fazer, eu perguntei por quê ? – Fui  ele  dormir às 04 h 00 min  porque fiquei assistindo filme;
RS: - Não consigo escrever, não consigo fazer nada eu sou burra.
PH: – O que tem menino brincar de boneca? Na novela que eu assisto depois de Chiquititas, o Carrossel tem menina que anda de skate.

Relatos da mediadora E:
Menina tem medo de bicho, cita PH quando a mediadora M ainda está lendo o livro. Mais adiante comenta: eu sou gordinho, nem por isso sou menina. Ainda PH, as meninas grandes não brincam.
Ao chegar à parte da história onde há uma figura masculina e feminina nua, com os genitais a mostra K se assusta e diz: O que? Pênis e vagina?
A turma ficou numa gargalhada que só. Então começou o cochicho entre eles e elas
Ao perguntar sobre a parte da história que mais gostaram:
 N: gostou da parte onde os meninos falam de suas qualidades. Ainda diz: menina quando se suja é porca.
 L: gostou da parte onde a mãe do personagem da história grita com ele para largar a boneca.
 PH: gostou da parte da história que a menina grita ao ver a barata.
 V: gostou da parte que cita que os meninos são mais espertos.
A mediadora M pergunta: tem menino medroso? A turma se divide entre o sim e não como resposta. Mas ao perguntar: e menina? A turma  disse: tem.
 P: tem menino bagunceiro.
 JP: bem sério e pensativo responde de repente: meninos e meninas têm diferenças no corpo. Os meninos tem bigode.
 L: se arrisca e diz: as diferenças são o pênis e a vagina
 K: mulher tem seios
 W: os meninos têm pelos no pênis
 RA: curiosa pergunta-nos: vocês têm pelos? Vocês raspam?
 RÁ: os meus pelos estão começando a crescer, eu tenho dez anos. Eu gostei da parte da mulher nua porque eu tenho que gostar de mulher.
 L: mulher pode jogar os mesmos esportes que o homem como futebol e vôlei
 C: gostou dos pelos e dos desenhos nus.
 N: nós temos que gostar de vagina.



II Oficina 16/04/2015

Elizabeth Ap. Alves
Melissa Cristiane Pereira

Objetivos: Desenvolver a criatividade, imaginação e o interesse das crianças
Materiais Utilizados: Quadro negro e giz
Dinâmica: A partir de uma ideia sugerida por JP, de criarmos um livro com o título: “A menina que ganhou um carrinho” pedimos às crianças que criassem uma história coletivamente e posteriormente fizessem os desenhos para ilustrar a mesma.







   

Ao começar a história, todos foram dando suas opiniões e fomos juntando as ideias de cada um e anotando no quadro para criarmos a história, todos com uma imaginação incrível foram dando sequencia as falas dos colegas.
PH: - Era uma vez uma menina que ganhou um carrinho no dia do seu aniversário.
L: Um belo dia uma menina ganhou um brinquedo em seu aniversário
L: Um belo dia no parque Sofia (o nome foi decidido entre eles e elas) ganhou um carrinho.
A mediadora da oficina pergunta: _ Onde vocês acham que Sofia poderia ter ganhado o carrinho? a maioria decidiu que seria no sorteio.
PH: - E ai Sofia foi a outras barracas e ganhou: Um ursinho de pelúcia, uma boneca, peteca e um cachorrinho. Quando chegou em casa Sofia queria muito brincar com o carrinho que havia acabado de ganhar.
Porém seu pai disse:
- Sofia, não brinca de carrinho quem brinca de carrinho é só menino. Então Sofia foi até o quarto e perguntou para sua mãe se poderia brincar de carrinho.
W: - Mamãe posso brincar de carrinho?
W: - Claro filha, menina também brinca de carrinho!
E quando Sofia foi brincar com o carrinho seu pai chegou e ela saiu correndo para o quarto e fechou a porta.
L: - O pai bateu na porta e pediu para Sofia abrir, ela guardou o carrinho debaixo da cama e fingiu que estava brincando de boneca.
W: - No outro dia, Sofia foi para a escola e levou o carrinho escondido dentro da mochila e viu seus colegas brincando de carrinho no pátio da escola. Ela se juntou com os colegas e ficou feliz por poder brincar pela primeira vez com os meninos de carrinho.
Natan – Seu pai entrando pela escola para entregar o lanche que Sofia havia esquecido, percebeu que ela estava brincando com o carrinho que tinha ganhado no sorteio. E seu pai ficou muito bravo porque Sofia desobedeceu a suas ordens.
Seus colegas percebendo a situação disseram ao pai de Sofia:
L: - Deixe Sofia brincar de carrinho assim, quando ela crescer ela será uma excelente motorista.
O pai percebeu o erro que cometeu e lembrou que na sua infância brincava de boneca e não brincava de carrinho por isto ele não dirigia tão bem.


FIM






Um comentário: