terça-feira, 18 de agosto de 2015





MILK: A voz da igualdade


Natany Avelar 
                                                                                                 Priscila Oliveira  

Sinopse: Milk, um rapaz carismático e bem-humorado, muda-se de Nova Iorque para São Francisco em 1972, onde planejava com o namorado abrir uma loja de fotografia na rua Castro, onde à época os gays não eram bem recebidos. Milk resiste e em pouco tempo todo o bairro Castro torna-se referência na luta pelos direitos dos homossexuais.
A luta de Milk o transformou em um líder político, comandando campanhas nacionais pelos direitos dos gays, recebendo inclusive apoios conservadores, como do então aspirante à presidência Ronald Reagan.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Milk_(filme)

Reflexões

O filme é baseado na história real de vida de Harvey Milk e trata de questões sociais muito relevantes, além de demonstrar claramente as relações de poder e a capacidade de transgressão que possuímos.
Vivemos em diversidade, sabendo que cada pessoa é única, mas essa diversidade ainda incomoda uma parte da sociedade, que teima em negá-la, em fingir que nada acontece . Mesmo sabendo que não há nenhum ser igual ao outro, as pessoas tentam criar padrões, verdades absolutas,“modelos” de vida em sociedade tidos como ideais.
Mas onde ficam as características pessoais? Onde ficam as próprias escolhas? É melhor viver “fora do padrão” ou ser infeliz? “Cada qual tem sua história de vida , estrutura genética , psíquica e acima de tudo está envolvido com sua crença, cultura, valor e realidade socioeconômica e espiritual” (NASCIMENTO, 2011). Assim, todo e qualquer ser humano é diferente, não existindo a dicotomia entre o certo e o errado.
Mas ainda assim, uma parte da sociedade (a que se considera certa) quer controlar a vida de todas as pessoas, fazendo com que as diferenças sejam vistas como erradas ou absurdas. “No filme fica explícita a obrigação social da invisibilidade, do silêncio em torno das relações homoafetivas, do estigma e preconceito”(KLEBA, 2011).
Preconceito esse que faz com que muitas pessoas deixem de ser ou escondam quem realmente são por medo ou insegurança. “No Brasil continua a existir um grande número de pessoas homossexuais que não assumem sua condição perante a sociedade, perante a família” (KLEBA, 2011).
E então, será justo querer que os outros sejam como a sociedade, na qual todos e todas nós estamos incluídos, ou vale a pena expandir os horizontes da percepção de que cada ser é único e precioso na sua individualidade.



  
REFERÊNCIAS

KLEBA, Teresa. Reflexão sobre o filme "Milk, a voz da igualdade" - Por Teresa Kleba. Disponível em: <http://petsso.blogspot.com.br/2011/05/reflexao-sobre-o-filme-milk-voz-da.html)> Acesso em: 05 de ago. 2015.

NASCIMENTO, Adriana Camargo do. Preconceitos em sociedade: Homossexualidade. Disponível em: <http://www.campograndenews.com.br/artigos/preconceitos-em-sociedade-homossexualidade> Acesso em: 05 de ago. 2015.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário