quinta-feira, 20 de agosto de 2015

I MOSTRA CULTURAL 18 DE MAIO – PERCEPÇÕES ACERCA DO CAMINHO PERCORRIDO

Claudinéia  da C. Ferreira de  A. Malta 
Wanessa Nogueira de Abreu

A Mostra Cultural para marcar o enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes aconteceu em Lavras no dia 29 de maio no salão de convenções da UFLA. Amostra foi pensada para fortalecer os movimentos de luta contra tais brutalidades integrando as ações do Projeto Borbulhando enfrentamentos às violências sexuais nas infâncias no Sul de Minas Gerais. A partir dela foi idealizada a Mostra Itinerante com o objetivo de problematizar o tema e levar informações e os resultados do evento às pessoas dos municípios participantes.      
Vencedores\as que não estavam presentes no dia do evento foram premiados na sua própria sala de aula onde as leituras das poesias foram feitas por toda a turma. Neste momento também eram passados slides com as premiações em suas três categorias e as pessoas também puderam manusear a cópia dos trabalhos. O percurso foi marcado por relatos sofridos de todos que numa tentativa de aliviar a consciência traziam à tona denúncias que há muito estavam trancadas na alma. A população das cidades pequenas enfrentam o dilema de discar o número 100 e cair direto na PM o que dificulta as denúncias pelo fato de terem que se identificar traz o medo de enfrentar represálias. 
Informamos criteriosamente que as denúncias podem ser feitas anonimamente numa cidade maior por exemplo, mas esclarecemos que em hipótese alguma o crime deve ficar encoberto. Explicamos que sempre existiram tais violências e que o que as faz serem enfrentadas é a coragem que alguém tem de ligar e delatar o criminoso. O impressionante é que todas as escolas por onde passamos tinham histórias tristes para contar. A questão que mais me inquietou foi o fato da história se repetir muitas vezes com a negligência da família, dos\as profissionais da educação e principalmente da própria mãe. 
A Mostra Itinerante foi como uma porta que se abre a novas possibilidades, com ela levamos a Cartilha Todos Contra a pedofilia e o Guia Escolar contendo informações valiosas acerca desses crimes, da vítima e como agem os criminosos. Todo o material foi muito bem explorado por todas as instituições onde passamos, e aproveitamos para divulgar nossos blogs PIBID e Borbulhando Estabelecemos vínculos de amizade e firmamos parcerias para pleitear outras Mostras.
Dessa maneira a Mostra Itinerante cumpriu seu objetivo de problematizar a questão das violências e foi além trazendo a conscientização da população acerca dos perigos que rondam nossas crianças e adolescentes.


Memórias de uma rica experiência!!! - Caminhos percorridos

A Escola Municipal Padre Dehon


A Escola Municipal Padre Dehon foi a primeira a ser premiada e a última a ser visitada pela Mostra. Ali entendi o significado de parceria, onde escola, família e sociedade são responsáveis pela formação de cidadãos e cidadãs responsáveis, capazes de mudar o mundo a sua volta. Diretoria, crianças, professores\as e demais funcionários\as abraçaram a causa deixaram claro que a escola está de portas abertas para todas as ações do PIBID.

Escola Municipal Álvaro Botelho



     Na Escola Municipal Álvaro Botelho encontramos certa resistência para realizar nosso trabalho. Pude perceber o despreparo das pessoas envolvidas na educação ao lidar com certos assuntos. Naquele momento elas poderiam gerar ações positivas dentro da escola na perspectiva de mudar vidas com as informações trazidas pela Mostra.
            Tentaram impedir nossa entrada mesmo se tratando da premiação da pequena Mariana aluna da professora Rosângela que nem ao menos teria sido informada do acontecido. Isso nos inquietou, mas não desistimos e ao ser contatada pelo telefone a professora imediatamente nos autorizou a levar todo o material e expor na sala dela, onde nos recebeu calorosamente. 
     Durante a premiação da Mariana apenas a professora da sala ao lado teve a curiosidade de aparecer e ficou encantada com o trabalho. Foi a visita mais breve que realizamos, mas fomos aplaudidas e recebidas com as honras da Rosângela que se emocionou ao dizer que teve dois alunos dela em outras escolas premiados nas demais categorias. Ela conhece e apoia nossa luta. Assim barreiras são ultrapassadas! Sentimos na pele o constrangimento pela qual passou nossa patrocinadora SOS quando foi impedida de entrar nas escolas para divulgar a Mostra.

Escola Municipal Azarias Ribeiro



Marcamos horário, chegamos uma meia hora antes do recreio e tivemos que aguardar para fazer a premiação depois do lanche para evitar tumulto. Improvisamos a exposição na quadra, onde tivemos apenas alguns minutos para falar do blog e cumprimentar a vencedora. 
Uma professora ficou encantada com o evento e nos informou que havia ali um aluno vencedor do primeiro lugar que estava presente no dia do evento e havia levado seu prêmio. Imediatamente peguei o microfone e o convidei para receber junto da colega os aplausos da turma que estava toda reunida na quadra. 
A professora disse reconhecer a importância do nosso trabalho e contou feliz que também leciona no Dora onde mais dois alunos seus saíram vencedores. Nessas horas me orgulho de fazer parte dessa construção, mesmo que o caminho seja desafiador, luto para fazer a diferença.

Escola Estadual de Macuco de Minas



Em Macuco, a aluna Sabrina do ensino médio lendo sua poesia vencedora do 2º lugar. Muito interesse da parte de todos e todas que nos receberam calorosamente. A colega Lethícia integrante do projeto borbulhando nos deu suporte o tempo todo, conversando com as turmas, esclarecendo dúvidas e ajudando a divulgar o trabalho. 
Tivemos uma ótima recepção com direito a um delicioso cafezinho. Deu pra sentir o quanto aquela escola se preocupa com a formação de seus alunos/as. Os/as funcionários/as já sabiam da Mostra e nos aguardavam ansiosos, daí a importância do elo formado entre Pibid e Borbulhando, uma parceria que promove transformações na sociedade.

Escola Municipal Manuel Pereira Ramalho - Ribeirão Vermelho


Na Escola Estadual Manoel Pereira Ramalho contamos com as presenças do Marco Polo também participante do Pibid de Pedagogia; da colega do projeto Borbulhando a Gláucia e as professoras, Adriane e Cris grandes incentivadoras de transformações. Nem preciso dizer como foi valiosa a mediação de pessoas tão responsáveis que realmente se importam com a promoção da educação. 
Tivemos que fazer duas exposições, uma na sala do Alexandre onde houve a premiação e outra no pátio da escola onde sorrisos calorosos nos deram boas vindas. Algumas professoras insistiram para que deixássemos o material por mais tempo a fim de atingir outros alunos, mas como era nossa primeira cidade precisaríamos do material para dar continuidade à caminhada. 
O Alexandre leu sua poesia e cada um de seus e suas colegas leram as outras, atenção e respeito descrevem bem a organização daquela sala. O Paulo da assessoria de comunicações da UFLA também estava presente, nos parabenizou e se colocou à disposição do Pibid de Pedagogia e do Borbulhando. Mais uma parceria firmada em favor das lutas de enfrentamento às violências.

Por hora, missão cumprida e que venham as próximas Mostras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário