segunda-feira, 18 de agosto de 2014

CRIANÇA A ALMA DO NEGÓCIO

                                                                                                                           Por: Marco Polo Amaral

O documentário "Criança, A Alma do Negócio", dirigido pela cineasta Estela Renner e produzido por Marcos Nisti, mostra que no Brasil o público infantil se tornou alvo preferencial da publicidade que atualmente vê a criança como um consumidor em potencial de marcas e produtos tendo forte influencia sobre os hábitos de consumo das famílias. 
Aborda ainda como a influencia da sociedade de consumo e das mídias de massa impactam na formação de crianças e adolescentes, influenciando até mesmo as relações das crianças com as brincadeiras que cada vez mais vem sendo substituídas por visitas aos shoppings, por mídias digitais , redes sociais e aparelhos eletrônicos.
O vídeo conta com a participação de estudiosos do assunto como o educador e psicólogo francês naturalizado brasileiro Yves de La Taille especializado em desenvolvimento moral, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Clóvis de Barros Filho Doutor em Ciência da Comunicação da escola de Comunicação e a Artes da Universidade de São Paulo e ainda com depoimentos de pedagogo/as, psicólogos/as, educadores/as e das próprias crianças versando sobre como a publicidade e a televisão podem e estão influenciando o consumo.



REFERÊNCIAS
CRIANÇA, a alma do negócio. Produção: Estela Renner e Marcos Nisti. SãoPaulo: Maria Farinha Produções, 2007. 49 min. Color. Port. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ur9lIf4RaZ4> Acesso em 18 de agosto 2014.

INSTITUTO ALANA. Disponível em:<http://defesa.alana.org.br/post/28846064502/crianca-a-alma-do-negocio-mostra-como-no-brasil>. Acesso em: Acesso em 18 de agosto 2014.