terça-feira, 23 de dezembro de 2014

MONÓLOGO “O CONTADOR DE HISTÓRIAS”

Por: Juliana Graziella Martins Guimarães

No dia 10 do mês de dezembro, apresentei o monólogo “O Contador de Histórias” para as turmas da disciplina de Psicologia da Educação na UFLA. 
Vestir-me de um brasileiro que é uma exceção nas estatísticas brasileiras, por quem tenho grande admiração, para apresentar a sua história é uma experiência fantástica.
Nas turmas do período da manhã, foi possível perceber a distância com relação a história de Roberto. Os alunos e alunas ali presentes não conheciam a história e sequer sabiam da existência dele. Quanto a instituição FEBEM a maioria não fazia ideia do que era e como essas instituições voltadas a ressocialização de menores não tem estrutura e incentivo para acompanha-los e reintegrá-los à sociedade. Além disso opiniões acerca de redução de maioridade penal como tentativa de redução e até mesmo solução para criminalidade se fizeram presentes.
Foi possível perceber que essas turmas estavam mais interessadas em questões atuais e presentes nas páginas policiais brasileiras, do que a real prova de superação dessas estatísticas por um brasileiro que preferiu escrever e contar sua própria história.
No turno da noite, a turma se mostrou mais interessada. Alguns conheciam a história de Roberto o que possibilitou uma conversa mais fluente e agradável. Não estavam presos às questões policiais e criminais, atendando para os detalhes da história, a desenvoltura e a maneira como o personagem resolvia seus conflitos e a importância de se permitir ser ensinado, ajudado e cuidado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário