terça-feira, 9 de dezembro de 2014



A PAPISA JOANA

Por: Zélia Clarinda de Assis

Para os aficionados pela História da Igreja, a disponibilidade do filme “A Papisa Joana” de Bernd Eichinger (2009) no youtube é, sem dúvida, um prato cheio, ainda mais que se trata de uma produção raramente encontrada nas locadoras.
Centrado na história da mulher que se tornou papa disfarçando-se de homem em um período sombrio da Idade Média, a Papisa Joana retrata de forma cruel as sutilezas do sistema patriarcal medieval, onde as mulheres eram proibidas de aprender a ler. De forma geral, pode-se afirmar que o filme foi bem fiel ao livro homônimo da autora americana Donna Woolfolk Cross, que, aliás, se tornou um Best-seller. Diversas cenas revelam os preconceitos da época com relação à capacidade intelectual das mulheres, na qual até mesmo os monges (considerados intelectuais) as consideravam menos inteligentes aos homens. Aliado a essa conjuntura fortemente preconceituosa, Joana ainda viveu o dilema de se apaixonar por um cavaleiro casado e decidir ou não por um casamento tradicional e abandonar a igreja. Apesar de ser considerada uma lenda pela maioria dos historiadores, a Papisa Joana é uma bela estória de crítica e superação de um contexto opressor marcado pela tradição patriarcal e eclesiática.

Ficha
Duração: 2h 20 min.
Lançamento: 2009
Direção: Sönke Wortmann
Com: Johanna Wokalek, David Wenham, John Goodman e outros/as
Gênero: Drama , Histórico
Nacionalidade: Alemanha , Reino Unido , Espanha , Itália

Trailer do filme




REFERÊNCIA
Site Adorocinema. A Papisa Joana. Disponível em: < http://www.adorocinema.com/filmes/filme-121460/> Acesso em 10 de dezembro de 2014

Um comentário:

  1. O livro e o filme são excelentes! A maioria das pessoas pensavam na época que as mulheres não tinham aptidão nem intelecto para aprender a ler e escrever em latim (a língua oficial acadêmica), muito menos teologia e filosofia. Joana é o estereótipo da mulher que conseguiu o maior status da época mas que infelizmente fracassou em seus objetivos.

    ResponderExcluir