domingo, 25 de maio de 2014

MEDO DE QUE?



UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
PIBID PEDAGOGIA

Medo de que?

Por: Marco Polo Amaral

No vídeo “Medo de que?”, inicialmente Marcelo a personagem principal do vídeo descobre a sua sexualidade (por exemplo, ele se tocando e se conhecendo, desejo por mulheres, etc.) e neste processo descobre sua orientação sexual quanto se vê atraído física e emocionalmente por outro homem, ou seja se descobre homossexual. E quando percebe isso fica cheio de dúvidas  medos e receios sobre o que sua família e amigos vão achar até que realmente resolve assumir a sua orientação sexual.
O vídeo ainda promove uma discussão sobre como as visões e concepções de gênero que encontramos em nossa sociedade e como essas visões podem  influenciar e moldar comportamentos e ainda gerar as mais variadas formas de discriminações como a homofobia.

Conceituando sexualidade, orientação sexual e identidade sexual

Sexualidade refere-se às elaborações culturais sobre os prazeres e os intercâmbios sociais e corporais que compreendem desde o erotismo, o desejo e o afeto até noções relativas à saúde, à reprodução, ao uso de tecnologias e ao exercício do poder na sociedade. (BRASIL, 2009 p.116)
Orientação sexual refere-se ao sexo das pessoas que elegemos como objetos de desejo e afeto. Hoje são reconhecidos três tipos de orientação sexual: a heterossexualidade (atração física e emocional pelo “sexo oposto”); a homossexualidade (atração física e emocional pelo “mesmo sexo”); e a bissexualidade (atração física e emocional tanto pelo “mesmo sexo” quanto pelo “sexo oposto”). (BRASIL, 2009 p.124)
Identidade sexual refere-se a duas questões diferenciadas: por um lado, é o modo como a pessoa se percebe em termos de orientação sexual; por outro lado, é o modo como ela torna pública (ou não) essa percepção de si em determinados ambientes ou situações. A identidade sexual corresponde ao posicionamento (nem sempre permanente) da pessoa como homossexual, heterossexual ou bissexual, e aos contextos em que essa orientação pode ser assumida pela pessoa e/ou reconhecida em seu entorno. (BRASIL, 2009 p.134)

REFERÊNCIAS
BRASIL. Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009.
Medo de que? Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=cIoeUqBxhi0> Acesso em 12/06/2014. 

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